Foto cedida ao Farol de Notícias
A realidade do novo coronavírus assusta e preocupa as pelas pessoas que passam na pele o drama da pandemia. No sábado (27) o Farol anunciou que o professor Dinho Duarte foi diagnosticado com covid-19 e encaminhado para o internamento na Emergência Respiratória do Hospam. O professor é um dos militantes mais engajados na luta pela educação em Serra Talhada, com destaque na áreas de esportes, e filiado ao Partido Socialista Brasileiro (PSB).
Em conversa com o Farol de Notícias, Ericlécia Carlos, professora e esposa de Dinho, detalhou como tem sido parte da rotina do professor dentro do hospital e atualizou o seu quadro de saúde. Segundo ela, o Hospam tem sido impecável no tratamento dele que recusou a transferência para outra unidade de saúde.
“Ele apresentou sintomas de uma gripe na segunda (22) e fomos ao hospital, precisou ser internado porque perceberam que a saturação dele estava oscilando bastante. O que preocupou a equipe foi o fato dele ser diabético e ex-fumante, parou há 10 anos. Estamos muito felizes com o atendimento do Hospam, ele está fazendo uso da máscara de oxigênio e até passou por um episódio preocupante quando tirou a máscara para ir ao banheiro tomar banho e desmaiou. Mas os profissionais agiram rápido e aplicaram uma técnica utilizada nos Estados Unidos como bastante eficaz para melhorar a respiração, o método Prona. Ficamos contente de ver que lá os profissionais estão atualizados com os protocolos de tratamento. Questionei se ele gostaria de ser transferido para outra unidade e ele ratificou que está sendo muito bem tratado. Na (segunda, 29) realizou uma tomografia e não precisou ser entubado”, detalhou Ericlécia.
Ainda de acordo com a professora, sentiu falta da assistência da Secretaria de Saúde Municipal a sua família. Ela e o filho do casal, que tiveram contato com Dinho, mas não foram procurados para serem testados ou receber orientações. Por conta própria, ela realizou o teste rápido e buscou cuidados para o filho que apresentou sintomas. Ambos testaram negativo.
“Não sentimos a presença da Saúde nesse momento, não nos procuraram para realizar exames ou foram até nossa residência. Meu filho apresentou a garganta inflamada, teve calafrios e dor de cabeça esses dias, levei até o posto de saúde e realizamos um teste rápido que deu negativo. Mas a assistência que recebemos do Hospam não percebemos no município. Estamos recebendo muito carinho, mensagens de fé e orações de muitas pessoas. Fiquei surpresa ao ver o quanto Dinho é querido e respeitado na cidade. Gostaria de agradecer todas as mensagens e telefonemas de apoio neste momento”, finalizou.
https://faroldenoticias.com.br