UFPE no Meu Quintal e Projeto Florescer voltam a Flores com atividades para professores e familiares de crianças neurodivergentes
Neste final de semana, dias 6 e 7, uma equipe de estudantes, técnicos e professores da UFPE estarão novamente no município de Flores-PE, em uma ação conjunta dos Projetos UFPE no Meu Quintal e Florescer, ministrando oficinas para professores, pais e responsáveis de crianças neurodivergentes, com especial atenção para os Transtornos do Espectro Autista (TEA) e deficientes auditivos.
As atividades ocorrerão no auditório da Secretaria Municipal de Educação, Escola Municipal Dr. Paulo Pessoa Guerra, ambas na sede do município, e na Escola Municipal Romão Ferreira de Azevedo, no distrito de Saco do Romão.
Também haverá uma visita técnica à Cutelaria Campos, fábrica de facas artesanais em atividade há quase um século no município. O objetivo da visita é de viabilizar o apoio da Universidade à iniciativa visando o incremento das práticas administrativas e de gestão do negócio.
Essa nova ação ocorre mais uma vez a partir da parceria entre a Universidade, iniciativa privada, gestão municipal e o terceiro setor, estando envolvidos, além da UFPE, a Prefeitura Municipal de Flores, Viana & Moura e a ONG Amigos no Sertão. As inscrições são gratuitas e serão emitidos certificados de participação.
O Projeto UFPE no Meu Quintal é uma iniciativa de extensão coordenado pelo Centro Acadêmico de Vitória (CAV) e Coordenadoria de Ensino de Ciências do Nordeste (Cecine), em atividade desde 2017, e tem por objetivo a troca de saberes entre acadêmicos de todos os cursos da UFPE e a população de cidades do Sertão do Nordeste.
As operações do projeto são realizadas no formato de caravanas bianuais com, aproximadamente, cem estudantes de diversas graduações da Universidade. A Operação Flores ocorreu em maio de 2022, quando, além das oficinas apresentadas, foram levantadas demandas específicas. Neste retorno, são tratados estes temas diretamente com o público-alvo, professores e pais de crianças com TEA e deficiência auditiva.