Os Centros dos EUA para Controle e Prevenção de Doenças(CDC) disse na quarta-feira que a nova linhagem BA.2.86 do coronavírus pode ser mais capaz do que as variantes mais antigas de causar infecção em pessoas que já tiveram Covid-19 ou que receberam vacinas.
O CDC disse que é muito cedo para saber se isso pode causar doenças mais graves em comparação com variantes anteriores.
Mas devido ao elevado número de mutações detectadas nesta linhagem, havia preocupações sobre o seu impacto na imunidade de vacinas e infecções anteriores, disse a agência.
Os cientistas estão de olho na linhagem BA.2.86 porque ela tem 36 mutações que a distinguem da variante XBB.1.5 atualmente dominante.
O CDC, no entanto, disse que as amostras de vírus ainda não estão amplamente disponíveis para testes laboratoriais de anticorpos mais confiáveis.
A agência havia dito no início deste mês que estava rastreando (link) a linhagem BA.2.86 altamente mutada, que foi detectada nos Estados Unidos, Dinamarca e Israel.
O CDC disse na quarta-feira que o atual aumento nas hospitalizações nos Estados Unidos provavelmente não é impulsionado pela linhagem BA.2.86.
tradingview.com