Urologista diz que casos de câncer são equivalentes a população de ST
A Campanha do Novembro Azul chegou na TV Farol junto com uma entrevista esclarecedora do urologista, Dr. Breno Ferraz. Na última segunda-feira (6), Giovanni Sá recebeu o médico para uma conversa no Programa Falando Francamente.
Chamando a atenção dos homens com idade acima de 40 anos ou com casos de câncer de próstata na família, Dr. Breno comentou que a doença é a segunda mais letal para o sexo masculino. Segundo ele, os diagnósticos de câncer de próstata no Brasil chegam a cerca de 70 mil por ano.
O câncer da próstata é o mais comum do homem. Mês passado foi o mês das mulheres, o câncer de mama é 1 a cada 9 mulheres. O câncer de próstata é 1 a cada 6 homens, é uma coisa muito frequente. O grande problema do câncer é que a gente tem aí mais ou menos uma população de Serra Talhada por ano nosso país, seria um pouco menos que isso, em torno de 70 mil pessoas”, enumerou o médico, prosseguindo:
“Não é um câncer que mata logo, é o mais comum, mas de morte é em segundo lugar porque há doenças mais agressivas que matam muito rápido, como pâncreas ou pulmão, em média de 3 a 6 meses de vida. Mas o câncer de próstata fica corroendo o paciente por dentro e quando vem apresentar sinais já não há mais chance de cura. A gente sabe que o homem só vai ao médico quando sente algo, mas é essa cultra que precisamos mudar”.
Via Farol de Noticias